PIS PASEP 2012 Quem tem Direito de Receber o Benefício

PIS PASEP 2012 Quem tem Direito de Receber o Benefício – Informações

PIS PASEP, saiba o que é. Trabalhar de carteira assinada é com certeza o sonho da maioria dos brasileiros, isso acontece por que trabalhar de carteira assinada garante vários benefícios aos trabalhadores, tais como seguro desemprego, FGTS, PIS e pagamento de benefícios junto ao INSS. Essa modalidade de trabalho é denominada CLT e tem por finalidade regularizar o profissional e fazer com que ele tenha direito a receber o salário mínimo por mês e que receba seus benefícios mensalmente sem nenhum atraso por parte do empresário.

PIS PASEP

PIS PASEP – Quem Tem Direito

Antes de saber quem tem direito, você precisa entender o que é PIS/PASEP, ambos são praticamente a mesma coisa, o que diferencia é a modalidade de trabalho que cada profissional atua. O profissional que atua de carteira assinada tem direito a receber o PIS, esse PIS é pago atualmente pela Caixa Econômica Federal, que consequentemente paga o profissional em duas parcelas. O PASEP é um benefício pago para servidores públicos, seu funcionamento é o mesmo do PIS, porém a instituição responsável por repassar o benefício ao servidor é o Banco do Brasil.

Tem direito a receber o PIS/PASEP todo o trabalhador que esteja devidamente registrado ou servidor público que também esteja devidamente registrado, ambos os profissionais independente de qual área de atuação, devem receber no máximo 2 salários mínimo para ter direito a receber esse benefício. Caso o profissional seja registrado com um valor acima dos dos salários, consequentemente ele não estará apto a receber o benefício que como dito acima é pago em duas parcelas.

Como Receber

O profissional pode fazer uma consulta referente ao PIS/PASEP, no caso dos trabalhadores de carteira assinada, a Caixa Econômica Federal oferece um sistema simples onde pode ser feita uma consulta rápida sobre a liberação do PIS e quando ele poderá ser recebido. No caso do PASEP também não é diferente, o Banco do Brasil também oferece um sistema de consulta onde os servidores podem pedir mais informações. Em ambos os casos o benefício pode ser sacado diretamente no caixa eletrônico da instituição financeira.

PIS PASEP



Deixe um Comentário: