Modelos de Pedido de folga e férias – Dicas

As folgas e as férias são momentos dos quais os colaboradores precisam. No entanto, como fazer uma carta pedindo as férias ou a folga? Há dicas que permitem que o colaborador faça um documento de forma certa e com a formalidade necessária.

 

A folga: como fazer um ofício

Existem várias situações que podem fazer com que o colaborador precise de uma folga e é fundamental que, ao preparar o ofício da folga, o colaborador pense no seguinte: o empregador pode ou não liberar. O que vai ser valioso para que o ofício de folga seja bem aceito é a postura do colaborador: se ele falta constantemente ou não é comprometido, o “não” pode vir mais facilmente.

Modelos de Pedido de folga e férias

Uma maneira de fazer com que o empregador libere essa folga é, no ofício, sugerir uma compensação. Dessa maneira, o empregador pode dar a folga e o colaborador retribuir em algum momento que a companhia precise. Além disso, é bom o colaborador dizer que essa retribuição será definida pela empresa.

Já que o ofício de folga é um documento e é essencial que o colaborador possa, depois, provar que foi liberado, é importante que esse ofício tenha formalidade. Vale imprimir a carta usando o papel timbrado da companhia. Além disso, acrescentar o número da CTPS e o CPF é necessário.

 

As férias: como fazer o ofício solicitando

Antes de preparar um oficio de férias, é essencial que o colaborador tenha plena certeza de que ele está em período de recebê-la. Assim, qualquer desgaste deixa de acontecer. No geral, o ofício de férias segue as recomendações sobre o ofício de folga e, nos dois, o Português deve ser observado.

A informalidade continua sendo imprescindível no ofício de férias. Além de ser um documento, esse ofício representa uma garantia para o colaborador. Inclusive, tirar xerox é uma recomendação. Mais uma vez: CTPS e CPF precisam estar. Para acrescentar credibilidade, o ofício de férias pode trazer quando o colaborador começou as suas funções, assinalando que, efetivamente, ele pode ter as suas férias.



Deixe um Comentário: