Modelos de Pedido de Demissão – Carta, oficio

Pedir demissão é uma etapa importante e, para que ela seja bem sucedida, é importante saber como preparar a carta de demissão. Por haver algumas características e pontos a observar, é necessário conhecer algums modelos.

 

A carta precisa ser profissional

Ao fazer um ofício de demissão, é importante que ele seja apenas voltado para a informação de que o colaborador sairá da empresa. Não é na carta que o colaborador deve expor as suas insatisfações com a companhia ou de qualquer outra natureza. Isso pode ser tratado pessoalmente com o empregador em outra situação.

A businessman handing in a blank envelope

A businessman handing in a blank envelope

Incorreções gramaticais precisam ser eliminadas

Quando alguém procura integrar uma companhia, elabora carta de apresentação cuidadosamente para que nenhum erro gramatical apareça e isso também ocorre no currículo. Porém, ao fazer a carta de demissão, essa postura ainda deve existir. A atenção aos significados também é preciosa. É importante que o tom do ofício de demissão seja formal e não agressivo e existem expressões que podem prejudicar esse tom.

 

Possiblidade de integrar a companhia de novo precisa ser considerada

Depois de um tempo, pode aparecer outra oportunidade nessa companhia e é possível que o ex-colaborador deseje retornar. Contudo, quando o ofício de demissão apresentado não é amigável, essa volta torna-se bem complicada. Além de o ex-colaborador poder ficar constrangido, a própria companhia pode não aceitá-lo.

 

Demonstrar ingratidão à companhia é prejudicial

Quando a carta de demissão for preparada, é recomendado que o colaborador esclareça que não pretende causar prejuízo e, por isso, que pode dar apoio enquanto a companhia encontra outra pessoa. Mesmo quando o aviso prévio é cumprido, vale dizer isso para mostrar que estar na companhia nesse tempo não será apenas uma obrigação pela lei, mas também uma gratidão.

 

Dados precisam estar no ofício de demissão

A preparar o ofício de demissão, o colaborador deve pensar que aquilo é um documento. Assim, além do nome, é fundamental que sejam acrescentados o número da carteira de trabalho e o CPF.



Deixe um Comentário: