Modelos de Currículo para Estágio – Trainee

Na maioria dos processos de seleção, a peneira que é utilizada tanto para estágio como para trainee é a análise de currículo. Para quem nunca trabalhou e não veio de uma instituição de ensino superior badalada, é interessante surpreender os avaliadores. Muitos dizem que isto não acontece mas infelizmente acontece bastante, por isso veja algumas dicas a seguir.

O que é o currículo e como ele deverá estar disposto?

O currículo é um espaço que o estudante poderá mostrar outros tipos de habilidades e de experiências que podem ir desde o nome da faculdade que estuda ou ainda outras habilidades. Vale citar também que em primeiro lugar não devemos falar de currículo mas currículos, é importante que você possa ter um para cada área de atuação, se você não tiver, o recrutador poderá entender que você está atirando para todos os lados. O que deverá mudar é o item de objetivo.

Modelos de Currículo para Estágio

O que é preciso ser definido na hora de escolher o currículo?

Se você tem interesse em atuar em um banco por exemplo, é importante entender e definir qual é a área financeira que você quer atuar, se é a de crédito ou a de risco. Vale a pena hierarquizar as informações de itens do seu currículo, além disto pode-se mostrar as atividades que são ligadas para a área.

Procure fazer um bom resumo de tudo em uma única página, e tenha a atenção em dobro com possíveis erros de português. Outra informação importante é não inventar, procure utilizar um tipo de letra diferenciada que seja conhecida, este candidato não pode ser lembrado por um formato de letra muito diferenciado do currículo e sim por informações que estejam ali especificadas e que o diferencie dos demais.

O que deverá conter o currículo?

O primeiro ponto que deverá ser citado é o nome do profissional, este deverá ficar em um tamanho de letra um pouco maior do que a utilizada no resto do corpo do texto. Seguidamente temos os dados pessoais, a nacionalidade precisa estar no currículo, a idade e o ano que nasceu, assim você não faz com que seu recrutador tenha de fazer contas, o que eles não gostam. É importante estabelecer também o estado civil e os contatos, como por exemplo o endereço, bairro e cep, telefone celular, fixo e e-mail de contato atualizado.

Modelos de Currículo para Estágio.

Invista em uma conta de e-mail profissional.

Procure evitar utilizar e-mails que tenham brincadeiras ou apelidos que você possui, as fotos deverão apenas ser incluídas se a empresa pedir, os documentos não são necessários, a não ser que a empresa lhe peça depois, mas mesmo assim isto é proibido por lei.

Deixe claro tudo o que você é bom

Especialistas no assunto dizem que você deverá ter um currículo com categorias chamadas de qualificações, e depois disto deverá ter o objetivo onde o candidato poderá listar as suas competências também.

Entenda quais são as suas competências.

As competências deverão ser analisadas por sua vocação, procure ver o que faz na escola ou pergunte para a família e aos seus professores. Estas habilidades podem ser percebidas por estes profissionais como por exemplo a vocação para líder, dinamismo, pontualidade, administração do tempo, relacionamento interpessoal, perfil analítico, foco e organização de resultados, entre outras particularidades.

Você se quiser ao final do currículo poderá criar um item falando apenas sobre a experiências que você tem com informática, como por exemplo tudo o que você domina, hoje os programas mais requisitados são o Office, o Power Point e o Excel.

Em formação acadêmica, também tenha a atenção a alguns fatores, se estiver estudando, é importante indicar uma previsão de conclusão do seu curso, e não apenas o semestre ou o período que está cursando em aberto. Assim o recrutador não terá dúvidas com relação ao tempo para o final da graduação restante.

Com relação a categoria de idiomas, o que deverá ser levado em conta?

No caso de idiomas, não é necessário ter nada de humildade em excesso, caso você já tenha feito cursos de línguas, mesmo que seja de um nível básico, é importante colocar pois é um diferencial. Não diga que você tem a língua fluente se não dominar muito bem o idioma. Vale muito a pena citar que está cursando níveis intermediários ou avançados do que dizer que tem inglês fluente por exemplo.

As informações complementares também são importantes

É possível as utilizar para dar uma série de outras informações que não venham a se enquadrar em itens anteriores, mas estas poderão contribuir para uma melhor apresentação também.

As atividades paralelas ou extra curriculares podem ser citadas aqui, o que você fez no passado também deverá contar, participação em entidades, ou atividades comunitárias, atividades associativas, políticas, tudo isto conta para traçar o seu perfil profissional, e poderá ser determinante na hora de escolher o seu currículo para trainee ou para estagiário.

Baixe um modelo completo: http://vagasabertas.org/modelo-de-curriculo-para-estagio-aprendiz-atualizado-imprimir.html



Deixe um Comentário: