Meu colega ganha mais do que eu, o que fazer?

Vejamos a seguinte situação: você trabalha em uma empresa como técnico na área de segurança do trabalho. O salário é equivalente de R$ 700 e outros profissionais em uma mesma função recebem equivalente a R$ 1.000.

De acordo com informações do artigo de número 461 da CLT, o que em uma mesma função não deverá existir diferenças de salário, com exceção se a empresa tiver um quadro de carreira, onde existem promoções que obedecem aos critérios de tempo no cargo e de merecimento.

Meu colega ganha mais do que eu, o que fazer

Requisitos para a equiparação salarial

Comece identificando as funções, já que estas não devem ser confundidas em funções de cargos, onde os empregados trabalham com um mesmo cargo ou em funções diferentes. Um bom exemplo são os professores universitários e primários têm um mesmo cargo, mas a função e atribuição é diferenciada.

O trabalho de igual valor.

Podemos citar que o trabalho de igual valor precisa ser entendido como aquele que é realizado com uma igual produtividade e com uma mesma perfeição de forma técnica  entre empregados, onde a diferença de tempo de serviço não venha a ser superior a dois anos. Esta contagem de prazo precisa ser feita na função e não em seu emprego.

O trabalho precisa ser prestado em um mesmo município, este deverá ser prestado para o mesmo empregador conceituado através do artigo segundo da CLT.

A Simultaneidade de prestação de serviços também deve ser levado em conta.

É importante citar que dois empregados, equiparando a sua função, precisa ter trabalhado junto em alguma oportunidade.

Se não houver um quadro de carreira, será considerada válida a organização do quadro de funcionários homologado pelo Ministério do Trabalho.

Caso você esteja trabalhando na empresa, é interessante procurar por seu chefe ou superior para conversar sobre o assunto. Se não estiver mais trabalhando, é importante que você entre com uma ação trabalhista contra a empresa que trabalha anteriormente para verificar outros dados e talvez ser indenizado neste sentido.

 



Deixe um Comentário: