Fui assediada pelo meu chefe, e agora? Como denunciar?

Você está entrando em um novo emprego e ,de primeiro momento é recebida com total cordialidade pelo seu chefe, mas a situação começa a mudar e  o que parecia ser uma aproximação de uma pessoa solícita, se torna um verdadeiro pesadelo…

A pessoa começa a fazer brincadeiras de mau gosto e especular sua vida pessoal, depois começam cantadas desagradáveis, deixando o clima do trabalho pesado. Tenha cuidado, os próximos passos podem ser as chantagens ou intimidações.

Fui assediada pelo meu chefe

Infelizmente, é comum  acontecerem situações de assédio sexual, mas é um tipo de violência que é pouco denunciado. Seja por um constrangimento ou ainda faltas de provas, as vítimas de assédio deixam de prestar queixa e na maioria das vezes nem mesmo compartilham o problema que está acontecendo.

Como ocorre a situação de assédio sexual?

Geralmente, o assediador cerca a vítima no ambiente de trabalho, começando com brincadeiras de mau gosto, insinuações sexuais, perseguições por bilhetes, e-mails, cantadas, entre outras situações. Em situações mais sérias, diante uma negativa da vítima, o assédio acontece por meio de intimidações, coações e chantagens.

Tudo isto pode ocorrer de forma explícita, mas em vários casos o assediador procura por formas sutis para agir, para que suas ações não sejam descobertas.

Assédio sexual por parte de chefes é crime e deve ser denunciado.

É importante que fique clara a sua insatisfação com a postura de quem está cometendo o assédio e seja firme ao dizer que não, por mais que em várias situações você se sinta envergonhada.

Reúna testemunhas de situações de constrangimento e evite sempre situações que você possa estar sozinha com o assediador em algum tipo de ambiente.

Informe a área de recursos humanos e também para o seu sindicato representativo, prestar queixa na delegacia de mulheres e se for o caso registre o fato na superintendência regional do trabalho o que poderá ser também uma boa pedida.

Não deixe de lado situações que possam lhe fazer mal, e não prejudique a sua vida devido ao assédio de alguém. É importante dar o primeiro passo para que a violência possa recuar e você ter a sua vida calma e tranquila novamente, evitando este tipo de situação.

 

 



Deixe um Comentário: