Estou sendo discriminado (a) no trabalho, o que fazer?

Muitas pessoas já foram vítimas de algum tipo de discriminação no trabalho, ou se não sofreu, já viu algum colega sendo colocado de lado porque não fazia parte dos padrões da empresa.

Este é um tipo de realidade muito comum no mercado corporativo, apesar de poucos terem a coragem de falar. Independente de situação deste profissional, o fato é que muitas empresas acabam rejeitando perfis diferenciados por puro preconceito. Isto é um grande absurdo e de nada adianta contar com um bonito discurso de valorização á diversidade e não colocar isto em prática.

Estou sendo discriminado (a) no trabalho, o que fazer

O preconceito nas empresas ocorre de forma velada, inclusive entre os colegas de trabalho. As mulheres, por exemplo, são dificilmente encontradas em cargos de chefia e ainda ganham menos do que os homens, ocupando uma mesma função. Existem locais onde nem mesmo há negros e no máximo, estes estão em posições operacionais, como áreas fabris.

Quem são os mais discriminados no mercado?

Os profissionais que são mais experientes possuem uma grande dificuldade em achar um novo emprego depois dos 50 anos de idade porque empresas, geralmente, privilegiam os jovens.

Pode ser algo cruel, mas o fato é que mesmo na hora de contratar alguém as pessoas geralmente descartam gordinhos, rejeitam profissionais homossexuais declarados, entre outras situações. Mas nada disto é dito em um processo de seleção, apenas na hora de optar pelo candidato estes não são escolhidos.

Uma excelente notícia é que em situações de preconceito declarado, ou que pode ser comprovada, é possível sim denunciar e receber um valor de indenização interessante vindo da empresa.

Jamais deverá se aceitar qualquer tipo de preconceito e o que importa é o caráter da pessoa, bem como suas competências, seus conteúdos, seu interior, etc.

A partir destes processos, podemos combater todo o tipo de discriminação que possa acontecer, por isso fique atento, se você sofre qualquer tipo de discriminação, ou testemunhou algo parecido com colegas, não perca tempo, o Ministério do Trabalho está aí para aceitar a sua denúncia e verificar toda a situação que vem ocorrendo em diversas empresas.

 



Deixe um Comentário: