Cuidados com a LER – Sintomas, tratamentos

Estas são doenças exclusivamente são geradas por atividades ocupacionais.

As lesões por esforço repetitivo, ou LER, nada mais são do que um nome dado à síndrome que é causada por uma execução de tarefas repetitivas e contínuas, atividades como digitação, fazer tricô, jogar tênis ou ainda dirigir estão incluídas nas LER.

Uma postura incorreta apenas, em atividades cotidianas pode levar ao surgimento de lesões que estão associadas a atividades ocupacionais.

Cuidados com a LER

Segundo especialistas no assunto, as pessoas que utilizam computador são as mais atingidas por este tipo de lesão, estas lesões que não são percebidas no início, mas depois de anos de trabalho ou do movimento repetitivo praticado.

A síndrome geralmente se desenvolve de forma vagarosa e poderá ser gerada por uma carga de trabalho excessiva, vibrações e pressões locais sobre o membro afetado, entre outras situações.

Nesta situação, as mulheres são as mais atingidas, onde pelo menos 85% delas são detentoras deste tipo de problema, com idade entre 20 a 40 anos. Estas mulheres geralmente assumem muitas reponsabilidades, e se submetem a várias jornadas de trabalho.

Sobre os sintomas da doença.

Dentre os sintomas mais comuns da doença, podemos citar dores nos braços, dores nos dedos, ou ainda em outros membros afetados, dificuldades para movimentos e formigamentos.

Os primeiros sintomas aparecem apenas muitos anos depois do início de atividades repetitivas.

Qual o tratamento mais recomendado para este tipo de problema?

Os tratamentos das lesões, são baseados na utilização de anti-inflamatórios para reduzir assim a dor, além de um repouso das atividades causadoras. O sistema de terapia ocupacional, e até mesmo acupuntura são algumas terapias alternativas que poderão ajudar bastante neste sentido.

O melhor, é claro, é a prevenção das lesões.

As mudanças de hábito são fundamentais para prevenir esta síndrome, e durante trabalho realizado em frente ao computador. Os médicos recomendam que a cada 25 minutos de digitação seja feita uma parada de 5 minutos para aliviar as tensões.

Além disto ter os pés mantidos no chão, e uma postura ereta, além de beber água ao longo do dia são medidas que podem ajudar a prevenir o problema.

 



Deixe um Comentário: