Concursos: Dicas para ter sucesso nas provas!

Veja dicas simples, porém altamente eficazes para quem quer passar em concurso

Todo ano, milhares de jovens e adultos em todos os cantos do país estão estudando para algum concurso público, mirando seu objetivo profissional, para atingir a tão sonhada vaga no profissionalismo público.

Diante de tamanha concorrência por um cargo e seus benefícios nos diversos órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, muita gente se sente desmotivada e insegura, procurando por receitas de sucesso mirabolantes para garantirem a sua vaga. Veja algumas dicas dadas por especialistas, que vão com certeza lhe ajudar. Confira conosco.

Dicas para ter sucesso nas provas de concursos

1 – Tenha um bom planejamento

Sim, como em todo grande projeto de vida, passar num concurso público também exige estratégia e planejamento.

Por isso, antes de mergulhar de cabeça nos estudos de forma desordenada, dedique algum tempo desenvolvendo um plano adequado de estudos, para que todo o período de dedicação não seja perdido.

2- Tenha foco no conteúdo

O tempo muitas vezes é escasso. Se o assunto for interessante, a tentação de divagar fica grande. É como pesquisar na Wikipédia: você entra em um assunto, clica num link, depois em outro e daqui a pouco nem lembra mais onde começou e o que queria saber. A grande dica é ficar sempre com o conteúdo programático em mãos. Você pode prender o seu em um desses calendários triangulares de mesa, pra não perder no meio da papelada e ir grifando com um marca-texto os assuntos já estudados. Além disso, se quiser aprofundar seus conhecimentos, mesmo na Internet é possível encontrar vários cursos grátis para se preparar melhor.

3 – Descanso

Ao contrário do que muitos imaginam, passar madrugadas adentro estudando “como se não houvesse amanhã”, em vez de ajudar a fixar conteúdo, só vai prejudicar o seu desempenho nos dias seguintes e lhe trazer abatimento e cansaço.

Dicas Concursos Publicos

Por isso, estude bastante, sim – mas não abra mão de seu sono, pois, de acordo com muitos especialistas e estudos, é durante o sono que processamos aquilo que foi vivenciado durante o dia. Além disso, pequenas pausas durante suas sessões diárias de aprendizagem também são essenciais para alongar o corpo e descansar a mente.

4 – Alimentação

Como já dizia a vovó, “saco vazio não para em pé”. Por isso, coma de 3 em 3 horas e beba bastante água, porque o nosso cérebro consome muitas energias durante o esforço empreendido nos estudos e deve ser mantido em sua plenitude, para que você não perca em qualidade e desempenho.

6- O ambiente é importante

Influências externas podem atrapalhar sua concentração e rendimento. Escolha locais sem barulho ou qualquer tipo de influência negativa, como o calor excessivo. Desligue televisão e rádio. Sente-se confortavelmente, mas evite deitar-se para não ficar com sono.

7 – Sacrifícios

Realizar o sonho de ingressar numa carreira pública exige dedicação, empenho e alguns sacrifícios.

Portanto, pense no futuro e não se chateie por abrir mão dos pequenos prazeres momentâneos em nome de seu ideal, pois você será muito bem recompensado quando atingir o objetivo pretendido e conquistar a tão sonhada estabilidade.

Pois é pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que consigam passar em seus concursos com sucesso! É importante que você mantenha o foco, trace suas metas para sseguir rumo à vitória!

Dúvidas e sugestões podem ser deixadas nos comentários!



Deixe um Comentário: