Como tirar a carteira de trabalho? Dicas, Online

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é o documento mais importante da vida de um trabalhador, pois é nela que toda a vida profissional dos trabalhadores está registrada. Todo brasileiro que trabalha pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) tem a sua carteira assinada pela empresa onde suas atividades são realizadas. Na Carteira de Trabalho estão registrados dados importantíssimos como data de admissão em determinada empresa, tempo em que trabalhou na empresa, valor do salário recebido, pagamento do seguro-desemprego e do PIS, férias e a data de saída do emprego. Através dos registros da Carteira de Trabalho o trabalhador tem garantido seus direitos trabalhistas como aposentadoria, seguro-desemprego e o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Como tirar a Carteira de Trabalho?

A Carteira de Trabalho pode ser adquirida por pessoas que tenham 14 anos completos, uma vez que a legislação Como tirar a carteira de trabalho 01trabalhista permite a contratação de aprendizes em termos apropriados para tal. A carteira de trabalho pode ser tirada por brasileiros natos, naturalizados e para estrangeiros. Para emitir a Carteira de Trabalho os trabalhadores deverão se dirigir a uma das Sedes de Superintendência Regional do Trabalho e Emprego como o PAT dos municípios. Também poderão ser emitidas Carteiras de Trabalho no Poupatempo (em São Paulo), no Ganha Tempo (em Goiás), na Casa do Cidadão (no Ceará) e na Unidade de Atendimento Integrado (em Minas Gerais).

Documentos necessários para emitir a Carteira de Trabalho

Para emitir a Carteira de Trabalho, além de dirigir-se a um dos órgãos competentes os interessados deverão levar os seguintes documentos:

– A foto para a Carteira de Trabalho é tirada na hora da emissão do documento;

– Comprovante de residência;

– Carteira de Identidade ou Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento

– CPF

Vale lembrar que a Carteira de Trabalho é gratuita, não precisa pagar nada para emitir o documento. O tempo de entrega da Carteira de Trabalho varia de acordo com cada região, no entanto há locais que a carteira é entregue na hora da emissão.



Deixe um Comentário: