Como se Preparar para Teste Fisíco de Concursos

Aprenda como se preparar para Teste de Aptidão Física

Como se preparar para as provas de um concurso público? Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, uma vez que, essa carreira tem se tornado cada vez mais desejada. Sendo assim, saber como se preparar é de extrema importância.

A carreira pública tem se tornado uma oportunidade para quem deseja segurança e uma aposentaria tranquilanos dias de hoje.

Basta ver as salas dos cursinhos para se ter uma ideia do número de pessoas querendo saber como se preparar para os concursos.  Esse ritmo de estudos estafante, às vezes, leva o candidato a esquecer de um importante item e que também tem tirado muita gente da reta de chegada para aprovação em concursos, é o chamado TAF – Teste de Aptidão Física.

como se preparar

Exemplos de Concurso que você deve saber como se preparar

Em concursos da Policia Federal, por exemplo, ele é solicitado e é de caráter eliminatório, ou seja, mesmo que o candidato tenha se saído super bem na prova objetiva se tomar bomba no TAF, está fora do concurso. Por isso, é bom ler o edital com muita atenção e se o concurso que estiver participando tiver o TAF, é bom elaborar também um programa de treinamento para fazer paralelo aos estudos.

Outra informação importante para saber como se preparar, é que esses testes acontecem logo após se encerrar as provas objetivas e sair a classificação do candidato. Isso quer dizer que tentar se preparar na semana que antecede as provas do TAF, pode não ser uma boa ideia, pois o candidato está recém saindo de uma rotina de horas de estudo prolongadas, sono perturbado e não raro alimentação nada saudável.  Assim, participar de um TAF nestas condições além de ser um potencial fracasso nos testes pode causar até mesmo um problema de saúde mais grave.

como se preparar

Rigor no TAF deixa muita gente de fora da carreira pública.


Quem pensa que vai chegar lá e arrasar, melhor ver os índices de reprovação, que, diga-se de passagem, não são nada baixos.  A conhecida Barra, por exemplo, elimina 95%, a Corrida de 12 minutos – deixa para trás 70% eliminados. Já o apoio ou Flexão de braço sobre o solo chega a 40%dos eliminados eo temível Abdominal derruba 30% dos candidatos.

Aprenda como se Preparar

Mas, calma você não precisa virar um superatleta. Para se preparara primeira atitude a fazer é realizar uma avaliação médica para saber se está com a saúde em dia. Os especialistas recomendam um teste ergométrico a fim de checar o condicionamento cardiovascular. Isso vai ser de ajuda se o treino ocorrer em uma academia, por exemplo.

Depois dos exames e se estiver tudo bem, faça uma simulação do TAF. Isso servirá para checar a defasagem de pontos ou a sobra em cada exercício e focar naquele onde a perda de pontos é fatal para a desclassificação.

Dicas importantes de como se preparar


– Não espere o resultado da primeira fase e a convocação para a segunda fase para iniciaros treinos.
– Foque o treino nas suas deficiências.
– Mantenha a simulação nos treinos para avaliar sua performance em cada exercício, se possível no mesmo horário que irá ocorrer a prova.
– Seja disciplinado e focado nos resultados, mas descanse a mente e também corpo.

– Tome cuidado com as lesões que podem tirar você da prova antes de começa.

 

Agora que você já sabe como se preparar, tenha uma boa sorte.



Deixe um Comentário: