Como me cadastrar no SINE da minha cidade?

Em tempos de crise muitas pessoas acabam perdendo o seu emprego, obrigando até mesmo aquelas que não atualizam o seu currículo faz tempo a ir atrás de uma nova oportunidade.

No Brasil, existe uma série de instituições governamentais que ajudam as pessoas na hora que elas precisam de recolocação profissional.

Como se cadastrar no SINE da minha cidade

O que é o SINE?

Uma delas é o SINE, que é a sigla do Sistema Nacional de Emprego, mantido pelo Ministério do Trabalho e do Emprego.

O principal objetivo deste programa é criar um meio de campo entre as empresas que precisam de mão de obra e os profissionais que precisam se colocar no mercado. Desta forma, o governo ajuda a manter a economia rodando, já que o emprego é a base de tudo.

Onde encontrar um SINE?

As agências do SINE que estão espalhadas pelo Brasil inteiro. O SINE oferece também diversos serviços, como dar entrada nos papeis de alguns benefícios que acabam tendo direito, como é o caso do seguro desemprego, que permite com que as pessoas sejam pagas durante um determinado tempo depois que elas são demitidas.

Uma boa parcela das pessoas que procuram o SINE da sua região é em busca de uma nova oferta de trabalho. O sistema conta com uma série de empresas cadastradas, que acabam disponibilizando as suas vagas para que os desempregados possam ser encaminhados. Para isso, é necessário ter um cadastro.

Como se cadastrar no SINE?

Para se cadastrar no SINE é muito simples, basta procurar a agência ou unidade mais próxima do endereço atual do trabalhador. Caso o trabalhador não saiba onde está localizada a agência mais próxima da sua casa, basta acessar o site http://portal.mte.gov.br/postos/ e realizar uma busca, escolhendo o estado e depois da cidade.

Com o endereço em mãos, o trabalhador deve se dirigir ao local munido de sua carteira de identidade, seu CPF e também a sua carteira de trabalho. Depois, basta retirar uma ficha para inscrição e aguardar a chamada. O atendente vai anotar um número de registro na carteira de trabalho, o que vai ajudar a localizar o castro nas futuras consultas que forem feitas.



Deixe um Comentário: