Como se cadastrar no PAT para encontrar emprego

O Estado de São Paulo conta com uma série de programas que visam ajudar as pessoas na hora que elas estão procurando por uma vaga de trabalho. Além as agências do SINE, que são de responsabilidade do governo federal, também existem os PATs, sigla para Posto de Atendimento ao Trabalhador.

Para que servem o Pat?

O principal objetivo destes locais é reunir em um centro uma série de informações e ferramentas que podem ser úteis para qualquer pessoa que esteja procurando por uma nova oportunidade de trabalho dentro do estado paulista. Assim como as agências do SINE, o PAT funciona como um intermediário, entre as empresas que estão oferecendo as oportunidades e os trabalhadores que estão atrás de uma vaga.

Como se cadastrar no PAT para encontrar emprego

Estes centros também acabam fornecendo uma série de auxílios diferentes para os trabalhadores, tais como Habilitação ao Seguro-Desemprego e Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. Nesses locais, as pessoas também podem se inscrever no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) – também gerenciados pela SERT.

Como se inscrever no Pat?

A inscrição no PAT acontece de forma simples, fácil e gratuita, mas é importante ressaltar que ela deve ser feita presencialmente, sendo que o governo do estado de SP ainda não forneceu uma ferramenta que permita com que as pessoas realizem o cadastro e o acompanhamento das vagas pela internet.

Os trabalhadores que estão procurando um novo emprego devem, antes de mais nada, pesquisar o endereço do PAT que fique mais próximo do local onde trabalha. Através do site http://www.emprego.sp.gov.br/emprego/postos-de-atendimento-ao-trabalhador/ as pessoas podem ter acesso a uma série de informações sobre os serviços que são oferecidos nestes locais, bem como a localização de cada um dos postos.

Depois disso, os trabalhadores devem se dirigir até o local munidos de um documento de identidade e sua carteira de trabalho. No local ele passará por uma pequena entrevista para a criação do currículo, com a colocação de experiências profissionais anteriores. Além disso, no mesmo momento da inscrição os candidatos já poderão procurar por alguma vaga que possa ser preenchida de acordo com o seu perfil.



Deixe um Comentário: