Como Preencher um Currículo – Passo a Passo 

Existem muitas dúvidas quando o assunto é preencher um currículo, e por isso veja algumas informações a seguir que podem lhe ajudar e fazem toda a diferença.

Para preencher o currículo, o ideal é que ele possa ser o mais objetivo possível, por isso não fique dando voltas e voltas em informações para chegar em um mesmo lugar, na hora de preencher coloque informações que não sejam verdadeiras.

Como Preencher um Currículo

Entenda qual é o objetivo do currículo que está sendo pedido.

O currículo normalmente é um primeiro contato do recrutador e o candidato que deverá fazer uma pré seleção, os candidatos selecionados serão apenas aqueles que satisfazerem alguns pré requisitos para a vaga.

O que é avaliado em um primeiro momento.

Em um primeiro momento temos uma avaliação de questões técnicas, como a escolaridade, cursos e experiências profissionais e em seguida uma entrevista é marcada para identificar se o candidato está encaixado na sua oportunidade de emprego.

Qual o segundo ponto a ser avaliado para fazer seu currículo?

Procure escolher o melhor programa para escrever seu currículo, e o ideal é salvar o arquivo em formato de PDF assim você tem a certeza de que ele irá abrir em qualquer computador na sua formatação salva, salve também um arquivo editável em seu computador para que você possa alterar depois.

Escolha a melhor fonte

Para criar o melhor currículo possível, utilize fontes como a Arial, Verdana e também procure deixar o tamanho entre 9 e 12, se você tiver interesse poderá utilizar outros tamanhos mas procure ter um bom senso na hora de sua criação, e utilize fontes serifadas.

O que são fontes serifadas?

As  fontes serifadas são as que possuem pequenos traços de começou ou no fim, ou ainda em ambos os espaços, elas tornam a leitura muito mais agradável e são utilizadas na maioria das vezes em livros, tornando a leitura perfeita e agradável.

Preencher no passo a passo seu currículo

Em primeiro lugar é importante que seu currículo tenha os dados pessoais, e nunca RG e CPF, nem mesmo título de eleitor.

Informações como por exemplo o seu nome completo, endereço completo, idade, estado civil, nome do pai, nome da mãe, filhos, entre outras informações neste sentido. Os dados citados já são suficientes e a foto deverá ser colocada apenas se a empresa pedir “currículo com foto”.

Como Preencher um Currículo.

Em seguida escreva sobre a sua formação

Vale a pena escrever sobre a sua formação profissional, a partir disto você deverá colocar o grau de escolaridade, estas informações podem ser muito relevantes na hora da entrevista, caso você não tenha estudado em uma boa escola não há problema nisso.

Os treinamentos, cursos técnicos, superiores, tudo deverá ser colocado nas informações, caso você não tenha o que colocar é importante colocar palestras que você participou e que você entende que são relevantes para a vaga em específico.

Tenho muitos cursos, e agora? O que fazer?

Se você conta com muitos cursos, coloque apenas os cursos que são relevantes para a oportunidade que você está se candidatando, um currículo extenso e que tenha informações não relevantes poderá lhe prejudicar bastante.

Não invente informações.

Se você não conta com muitos cursos não há problema, é importante ser honesto já que inventar cursos e palestras para tornar o seu currículo mais atrativo poderá lhe prejudicar na hora da entrevista caso lhe perguntem algo sobre os cursos.

Deixe claro a sua experiência profissional ou a falta delas

Neste ponto temos um fator bem importante, faça sempre o melhor que puder enquanto procura por uma outra oportunidade em outra empresa, não queime seu filme no emprego que não quer ficar mais.

Muitas vezes você poderá precisar de uma referência e por isso deixe sempre aonde você for as suas portas abertas.

Seja honesto também, isto é muito importante, e não fale mal da empresa que você trabalhou já que os recrutadores acabam não vendo isto com bons olhos.

A função registrada em carteira também é importante

No currículo procure também informar a função que foi registrada na carteira de trabalho, e se tiver interesse é possível colocar outras funções que teve conhecimento e acompanhou dentro da empresa, estas informações que não estão na sua carteira de trabalho.

Por último escreva sobre a sua pretensão salarial e informações adicionais

O que é bem interessante é procurar não colocar uma pretensão salarial, mas não é uma regra, algumas empresas poderão não ter salários altos para lhe conceder, mas grandes benefícios que muitas vezes compensam.

Além disto outro ponto interessante é que a empresa poderá não ter um salário alto, mas um bom plano de carreira ou outras vagas oferecidas há pouco tempo, por isso tenha esta atenção.

Com relação as informações adicionais é possível adicionar o que tem interesse como hobbies, entre outras informações. Isto poderá ajudar a empresa a traçar seu perfil e ver que você se encaixa na vaga.



Deixe um Comentário: