Como escrever: Curriculum ou Currículo?

As duas formas de escrita estão corretas. E por isso a palavra curriculum é uma palavra em latim que é usada na expressão curriculum vitae e significa basicamente um documento onde temos os dados pessoais, de ordem acadêmica e profissional para um candidato a vagas de emprego.

A palavra currículo por sua vez, que possui acento agudo na segunda sílaba e tem uma vogal no final é uma forma aportuguesada da palavra em latim curriculum. Desta forma é possível se optar por utilizar uma expressão latina curriculum vitae ou a palavra portuguesa currículo também, ambas estão corretas. Muitos gramáticos e também muitos estudiosos de língua portuguesa citam que é importante privilegiar a utilização da palavra em português e que é errado misturar as duas opções, e escrever por exemplo currículo vitae.

Veja alguns exemplos que podem ser utilizados de forma correta:

Você já mandou o seu currículo para aquela empresa?

Você já mandou o seu curriculum vitae para aquela empresa?

Fale sobre o meu currículo por favor.

Saiba mais sobre a significação da palavra Currículo

A palavra de origem portuguesa currículo poderá significar as matérias de um curso determinado, onde temos uma programação e as disciplinas do mesmo. Poderá ainda significar um ato de correr, sendo um sinônimo de cursos e corridas, bem como atalhos pequenos, como um desvio, trilho, uma carreira, etc.

E a expressão latina curriculum vitae, quando deve ser utilizada?

A utilização da expressão latina curriculum vitae precisa ser grafada como um sinal de indicação de sua condição de expressão para outros idiomas, a expressão inclusive para ficar correta precisa ser escrita em itálico e entre aspas, sublinhada em negrito.

Outra informação interessante é que o plural da palavra curriculum é curricula.

E o plural da palavra currículo é currículos.

Como exemplos podemos citar algumas situações a seguir, como por exemplo:

De quem é este curriculum vitae que está na minha mesa?

De quem são estes curricula vitae em minha mesa?

Você já recebeu algum currículo deste profissional?

Você já recebeu muitos currículos de qualidade?

Assim temos a diferença entre currículo e curriculum que podem ajudar a você entender a diferenciação entre estas palavras.



Deixe um Comentário: