Celular pessoal durante o trabalho – Cuidados

A utilização do celular está tão comum em nossa rotina que não percebemos quando estamos sendo inconvenientes. Hoje com o aparelho podemos falar com qualquer amigo, familiar, cliente, colegas, isto a qualquer hora e em qualquer lugar, contando inclusive com os mais modernos recursos de multimídia.

Em ambiente de trabalho, porém, é importante ter atenção a algumas regras, já que a utilização indevida pode causar problemas graves e até mesmo demissão por justa causa, se for o caso de alguma informação interna vazar.

Celular pessoal durante o trabalho - Cuidados

O cuidado com a utilização excessiva do aparelho.

O fato de ficar o dia inteiro pendurado no telefone não gera uma boa imagem profissional independente do cargo que você tiver. Por este motivo, é importante se conter e deixar ainda para responder os SMS, recados e mensagens apenas ao final do seu expediente, com exceção de que ocorra alguma situação muito urgente.

Quanto aos toques de celular, quais cuidados tomar.

O ideal é se utilizar do vibra call, ou o silencioso. As musiquinhas gritantes, o hino de seu time, e timbres engraçados são inconvenientes e incomodam os colegas que são mais próximos.

Se você realmente precisar fazer uma ligação, o que fazer?

Caso você precise atender a uma ligação, procure manter o seu tom de voz bastante ameno e evite que terceiros conheçam os detalhes de sua vida privada em ambiente em trabalho.

Quando o assunto for, por exemplo,  fechamento de negócios, os cuidados precisam ser redobrados e o interessante é que se retire do local para atender, retornando em seguida, mas sem demora.

Ao participar de uma reunião, procure desligar o celular, se estiver aguardando uma ligação realmente importante, avise os participantes sobre isto, e se retire da sala para que possa falar.

Caso tenha algum problema e precise atender ao celular, avise o seu superior, principalmente se precisar atender ao celular várias vezes em seu expediente.

O empregado sempre que estiver em serviço precisa se dedicar de forma integral a atividades que foi contratado, deixando assim de lado os seus interesses particulares.



Deixe um Comentário: